O projeto Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências, chega hoje (11) a Barra do Garças com o objetivo de popularizar e divulgar a ciência de maneira divertida, lúdica e interativa. A entrada é gratuita e acontece entre 18 e 21h no estacionamento do Barra Center Shopping
A ação é uma parceria entre Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso - SECITECI e o Museu de História Natural do Araguaia - MuHNA, que inicia hoje e se estende até o dia 14.
A estrutura é composta por uma carreta dividida em 4 salas: Sala da Biodiversidade, Sala Ciência da Natureza, Sala da Luz e auditório para até 25 pessoas. Na parte externa, existe o planetário digital que comporta até 35 pessoas e proporciona aos visitantes uma imersão com os vídeos projetados em 360º.
Na Sala da Biodiversidade, os visitantes encontrarão um vídeo que apresenta as potencialidades e as riquezas do de Mato Grosso, além de um holograma que mostra a geminação de uma flor, representando a geminação de ideais, do crescer e despertar para a ciência e educação.
Na Sala da Ciência da Natureza, além de conhecer os biomas do estado, o visitante poderá produzir energia elétrica na bicicleta geradora, através da conversão da energia cinética (movimento) em energia elétrica, fazendo com que os LEDs se acendam.
Já na terceira sala, o visitante poderá experienciar a janela infinita, formada a partir da associação de espelhos e observar o funcionamento do Pêndulo Waves, que trata sobre a produção do movimento harmônico. E no auditório, a exibição de um filme sobre origem, evolução e importância da tecnologia.
Nos ambientes externos, podem ser realizados experimentos científicos, como: Câmara escura, que trata sobre o funcionamento de uma câmera fotográfica, Pêndulos de Newton que são choques elásticos entre corpos idênticos e outras experiências. O projeto conta ainda com óculos de realidade virtual, kit de robótica, drone e impressora 3D.
MT Ciências em números
Inaugurada em novembro de 2017, a carreta do projeto MT Ciências conta com mais de 20 mil quilômetros rodados por Mato Grosso e outros estados, somando mais de 80 mil visitas à maior mostra científica itinerante do país. O projeto atendeu de janeiro a agosto do ano de 2023, 12.874 visitantes em 14 municípios.
Somente no mês de agosto, 2.344 pessoas conheceram as ações do projeto. As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios mato-grossenses conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !